O que são Seeders, Leechers e Peers?

O BitTorrent tem a sua própria linguagem, que é muito original. Leechers, Peers e Seeds são termos comuns para usuários do BitTorrent, mas um iniciante pode ficar muito confuso. Antes de ver o que significam esses termos, vamos dar uma olhada no que é o BitTorrent e como ele funciona.

VEJA TAMBÉM

BitTorrent Explicado

O BitTorrent é um protocolo muito popular para compartilhamento de arquivos peer-to-peer (par-a-par), também conhecido como P2P. Uma conexão P2P é feita quando dois ou mais computadores compartilham informações sem o uso de um servidor de computador central. Pode ser tão simples quanto dois computadores conectados via USB ou, como no caso do BitTorrent, muitos computadores se comunicando em simultâneo.

A maneira como esse protocolo funciona é complexa, mas simples de explicar. Um arquivo grande, como áudio ou vídeo, é dividido em partes menores. Enquanto o arquivo original é armazenado em um servidor, as partes menores são distribuídas em toda a rede de computadores. Como um quebra-cabeça, os pedaços menores se encaixam para reproduzir o arquivo na sua totalidade. O arquivo torrent que você está baixando encontra automaticamente essas peças e as reúne novamente em um formato utilizável. Um software especial é necessário para reconstruir os arquivos das peças menores. Esse software é um cliente Torrent, como o uTorrent ou o qBitTorrent.

Ao substituir grandes servidores por vários computadores para compartilhar arquivos grandes, os usuários do BitTorrent mantêm um baixo uso de largura de banda . Além disso, a velocidade da Internet é alta para todos os envolvidos nesse processo.

Agora que você já tem uma ideia básica desse processo, vamos ver o que os nomes que antes mencionamos significam:

Seeders, Leechers e Peers

Seeders

Em português significa semeador. Na linguagem do Torrent, um seed (ou uma semente) é um usuário que tem um arquivo na sua totalidade. Este arquivo é então dividido em pequenos pedaços e compartilhado com os outros. O que você deve se lembrar é que o seeder apenas compartilha os arquivos com outros usuários. Eles não estão baixando nada.

Leechers

Este termo pode ter dois significados, um neutro e um negativo. Em português, significa sanguessuga. Um leecher pode se referir a alguém que não tenha o arquivo completo. Esse usuário pode estar baixando um arquivo e, ao mesmo tempo, fazer o upload dele. Se o arquivo for baixado completamente, e o leecher deixar o arquivo aberto para que outros baixem, ele se torna um seeder (semeador).

Infelizmente, há usuários que baixam um arquivo sem compartilhá-lo, o que atrasa todo o processo. Em outras palavras, essa pessoa tira mais do que ele dá. Na verdade, é por causa desse tipo de usuário que o nome leecher começou a ser usado. Obviamente, o nome carrega um significado negativo, destinado a acusar esses usuários de descarregar apenas, e não partilhar.

Peers

Significa pares, e são os que dão e recebem. Os peers fazem upload de arquivos para compartilhar com outras pessoas, além de fazer download de arquivos por conta própria. O termo se refere mais amplamente a qualquer usuário que esteja atualmente conectado ao arquivo torrent. Ao mesmo tempo que o peer baixa partes dos arquivos, ele começará a carregá-los simultaneamente. Se um peer continuar fazendo o upload de arquivos depois de recebê-los completamente, ele se tornará em um seeder (semeador) e o arquivo agora será uma semente.

A saúde de um arquivo torrent é determinada por quantas vezes ele é completamente carregado por pares e está disponível na sua totalidade.

Como funciona?

Um usuário do BitTorrent que deseja compartilhar um arquivo tem que primeiro criar um pequeno arquivo descritor de torrent. Esse arquivo é então circulado por e-mail, pela Web ou por outros meios convencionais. O arquivo será então publicado através de nodes (nós) Torrent, que atuam como sementes. Por sua vez, aqueles que possuem o arquivo descritor original vão fornecê-los aos seus próprios nodes Torrent. Esses nodes, por sua vez, baixam o arquivo torrent, se ligando a outros peers ou à semente.

Algum cuidado é necessário hoje em dia

Geralmente, usar o BitTorrent é perfeitamente seguro e legal. Naturalmente, muitas vezes o nome BitTorrent ou P2P está associado a questões de direitos autorais. Mesmo que muitas pessoas usem esse protocolo para tais atividades, estas são duas coisas completamente diferentes. Devido a esses problemas, os governos monitoram usuários que usam P2P e BitTorrent, mesmo que não estejam fazendo nada errado.

É por isso que muitos usuários de BitTorrent decidem obter um software VPN para usar com o BitTorrent. O objetivo é se tornar invisível e baixar ou carregar arquivos sem se preocupar se estão sendo monitorados.

Conclusão

O BitTorrent veio para tornar a transferência de arquivos mais fácil, rápida e eficiente. Conhecer a linguagem associada não fará toda a diferença, mas certamente é útil. Por exemplo, depois de saber o que é um seeder, você pode começar a perceber no seu Cliente BitTorrent quais os arquivos torrent têm mais seeds ativos. Naturalmente, esses vão ser os mais rápidos. Dessa forma, você pode começar a ter uma ideia melhor sobre quais arquivos torrent baixar e quais evitar.

Nós realmente esperamos que isso torne tudo mais fácil para você. Se você gostou desse tópico e quer continuar lendo sobre ele, então nós recomendamos que você dê uma olhada em um post muito interessante que escrevemos sobre a importância de semear arquivos torrent.

fonte: bittorrentvpn