Como evitar vírus em download via torrent

Muitas pessoas fazem downloads via torrent por diversos motivos e alguns dos mais relevante são os preços praticado por seus desenvolvedores e por ser uma das maneiras mais fácil de obter qualquer tipo de arquivo. Porem infelizmente é muito simples inserir algum tipo de vírus nesses arquivos. Nesta postagem abordamos algumas medidas que podemos adotar e assim diminuir o risco de ser infectador por arquivos maliciosos.

Entenda como funcionar os download via torrent

Ao realizar download de arquivo(s) via torrent o endereço IP do usuário fica publico a todos que estão realizando o compartilhamento deste mesmo arquivo(s), pois é assim que o gerenciador torrent se conecte aos outros usuários(seeds).

Como evitar vírus em download via torrent
Virus detected

Como evitar vírus em download via torrent

Antivírus no computador

Ter instalado em seu computador um bom antivírus ajuda a proteger contra arquivos maliciosos. O sistema operacional Windows vem instalado como aplicativo padrão o Windows Defender, que é o suficiente para bloquear alguns tipos de arquivos maliciosos, deixei-o habilitado caso não possua outro antivírus instalado em seu computador.

Opte por arquivos torrents com muitos seeds(pessoas semeando)

Normalmente quando há muitas pessoas semeando o(s) arquivo(s) entendemos que o torrent não possua arquivos maliciosos. Não podemos garantir, mais pode ajudar na decisão do individuo, sem falar que a velocidade de download será mais alta.

Veja os comentários de outras pessoas que já realizaram o download

Esta opção também não irá garantir que você acabe baixando algum arquivo malicioso, porem irá auxiliar na decisão. Muitas pessoas comentando sobre o torrent pode-se ter uma maior chance de estar limpo e se muito estiverem reclamando a melhor decisão a se tomar é não realizar o download deste arquivo.

Evite extensões que são mais fácil de encontrar arquivos maliciosos

Extensões .exe e .bat são bastante comuns transmitirem vírus, tente não fazer download de aplicativos executáveis pois tem um risco maior.

Instale o aplicativo PeerBlock

Este aplicativo bloqueia o endereço de IP de rastreadores de torrents que podem ser maliciosos.

Fonte: wikihow