Dicas Para Fazer Uma Boa Redação

Não é novidade para muitas pessoas que vivemos atualmente em uma sociedade muito competitivo em todas as nossas relações e interações. Por isso, para sairmos na frente é necessário qualificação e preparo.

Algo muito utilizado em processos seletivos, seja prova de vestibular, entrevistas ou de concursos públicos, é a redação, sendo assim, é muito importância que você saiba desenvolver um texto com conteúdo de qualidade, seguindo as normas de concordância e usos da língua portuguesa corretamente.

As pessoas ficam apavoradas quando descobrem que terão de elaborar um texto sobre algum tema qualquer, se for seu caso também, não se preocupe, pois se valendo de algumas técnicas, dicas e muita “mão na massa”, é perfeitamente possível que você aprenda essas dicas para fazer uma boa redação sendo capaz de impressionar e de te aprovar em qualquer seleção.

Porém, antes de mais nada, é imprescindível dizer que você só dominará a forma correta de construir uma redação se antes disso você se tornar um assíduo leitor de livros, pois é através do processo de leitura que é possível dominarmos a forma correta de grafar as palavras, de se inteirar das normas cultas da língua e da construção de frases e textos em si.

Portanto, leia muito, leia a todo instante, sempre que possível, se ainda não tem este hábito, comece lendo pequenas histórias, contos ou revistas que te agradem e chamem a atenção. Você verá que em pouco tempo a leitura se tornará um “vício” muito agradável e que lhe fará falta em sua vida quando não a praticar.

Visto estas importantes informações iniciais, vamos conferir na sequência quais são as “regras” sobre como fazer uma redação dissertativa de qualidade, que informe bem o seu conteúdo ao interlocutor (leitor), bem como conferir dicas e exemplos de redações já prontas.

Dicas de redação

Dicas Para Fazer Uma Boa Redação

Todo texto que pensamos em redigir deve preferencialmente conter uma estrutura básica lógica e que facilita tanto a escrita quanto a compreensão do mesmo, desta forma, conhecendo esta estrutura, tendo conhecimento e argumentos, é possível escrever a respeito de qualquer tema que seja nos seja proposto.

A estrutura básica de qualquer redação deve conter os seguintes itens: título, introdução, desenvolvimento e conclusão. É a partir destes tópicos que você comporá toda a sua escrita e argumentação, o que deixará seu texto perfeito e claro. Vamos conferir informações detalhadas sobre cada uma destas etapas:

Título da Redação

Na maioria das vezes negligenciados, o título de uma redação pode ser decisivo para alcançar ou não o sucesso proposto por sua redação, pois é através dele que o leitor será ou não atraído a ler tudo aquilo que você escreveu.

Portanto, reserve uma boa parte do tempo de construção e escrita para pensar em um título que seja forte e que faça um resumo ou uma síntese de todo o texto. Uma dica importante é criar inicialmente um título provisório e ao final da redação troca-lo por algo mais próximo da redação final se necessário.

Introdução

Este passo consiste na elaboração de um breve resumo sobre tudo aquilo que será abordado na redação, ou seja, deverá ser feita de maneira esteticamente correta, informando claramente qual assunto será tratado e de qual maneira ele será abordado pelo escritor.

Faça isso tudo de forma breve e sucinta, sem se estender demais e sem ainda entrar em maiores detalhes sobre o tema abordado, pois isso será feito no passo seguinte, que é o desenvolvimento do assunto e das ideias. De forma resumida, sua introdução precisa estimular o leitor a continuar lendo seu texto, porém sem entregar ainda o desenvolvimento do texto.

Desenvolvimento

O desenvolvimento do tema proposto sem dúvidas deve conter a maior parte de seu texto, pois é aqui que você abordará suas ideias, argumentos e defesa daquilo que está redigindo, detalhando e especificando todas as informações contidas no texto.

Uma excelente dica aqui é se utilizar de frases curtas e de impacto, que mostrem firmemente seu ponto de vista sobre o assunto, deixando claro também quais são os prós e contras da temática abordada, permitindo também que os leitores reflitam sobre o que estão lendo.

O mais importante no desenvolvimento do texto portanto é deixar clara todas as informações passadas, atrelando o assunto a forma de abordagem utilizada, visando sempre uma coesão entre um parágrafo.

Conclusão

Apesar de parecer simples, esta é uma das etapas mais “perigosas” de qualquer redação, pois você deverá ter cuidado de esclarecer todos os pontos de vistas e perguntas deixadas soltas na etapa anterior. Se isto não acontecer, existe um grande risco de seu texto ficar muito pobre e confuso, sem a chance de ser compreendido totalmente pelo leitor, sem nem mesmo que ele tenha vontade de refletir sobre tudo aquilo que foi informado.

Portanto, aborde seus pensamentos finais sobre o assunto tratado nesta fase de conclusão, dando respostas para todas as questões levantadas, levando soluções aos problemas levantados e discutidos anteriormente.

Bom, estas foram algumas importantes dicas que reunimos, esperamos que sejam uteis para suas provas.

E para concluir, listaremos abaixo alguns exemplos de redação dissertativa já prontas, para que você visualize todas as partes que a compõem e consiga fazer o seu próprio texto.

Leia bastante, treine muito, não tenha vergonha de escrever e de pedir ajuda para que outras pessoas leiam e corrijam suas redações, pois somente com a prática você fará ótimos textos.

Fonte: dicassobre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *